Conforme ferramentas como Whatsapp, Face, Snap e Insta ocupam mais espaço em nossas rotinas, os emojis ganham popularidade, novos formatos, novas cores, novos modelos (lembra da agitação que o Reactions do Facebook causou?). As figuras se consagraram como verdadeiros recursos de paralinguagem – como os linguistas se referem ao repertório de elementos não-verbais da comunicação – porque expressam diversas emoções, substituem um monte de termos, abrevia a conversa, arremata qualquer mensagem e ainda por cima podem evitar mal-entendidos. Não, pera…
Evitar mal-entendidos? Nem sempre. Se você é daqueles que usa mil carinhas, mãozinhas, coraçõezinhos para conversar, saiba que sua mensagem pode estar se “perdendo” no meio do caminho. De acordo com um novo estudo feito pela Universidade de Minnesota, a maneira como as pessoas interpretam emojis varia muito, o que pode causar muito ruído na comunicação.
Leia mais: Atualização do WhatsApp libera novos emojis para Android
Os autores do estudo criaram uma pesquisa online onde as pessoas avaliavam diversos emojis em uma escala que ia de -5 (muito negativa) a +5 (muito positiva). O resultado mostrou uma grande diferença na interpretação, além disso, mostrou que a maioria costuma entender os símbolos da maneira errada. Para piorar, eles variam de acordo com cada sistema operacional. Por exemplo, o emoji do “rosto com boca e olhos sorridentes”. Teoricamente, este é o mesmo emoji.
Segundo a pesquisa, a carinha foi descrita como “muito feliz”, no Android, e “pronto para a luta”, no iOs, da Apple, para se der uma ideia da diferença de interpretação.
No entanto, mesmo nos casos em que os participantes da pesquisa classificaram o mesmo emoji na mesma plataforma, a interpretação variou 25%. Agora, dá uma olhada em como muda a forma e a classificação dos emojis em diferentes plataformas:
A questão é que ao mandar um emoji para uma pessoa, ela não recebe exatamente a figura que você enviou, mas a versão de emoji usada na plataforma dela. Por isso, cuidado para não se envolver em uma treta forte por causa de um emojinho inofensivo. ¯\_(ツ)_/¯
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…