Categorias: Cibersegurança

Cracker x hacker: você sabe a diferença?

A palavra hacker é muito mais conhecida, mas quem acompanha o mundo da tecnologia sabe que também existe o termo cracker. Mas, apesar de muitos citarem as duas palavras, elas possuem significados diferentes.

De maneira geral, os hackers são pessoas que conseguem alterar programas, arquivos e até componentes de computador. A alteração pode incluir novas funções no programa ou aparelho ou pode ser uma mudança de uma função já existente. Por outro lado, o termo cracker é utilizado com o sentido de indicar a pessoa que consegue quebrar um sistema de segurança.

Ou seja, ambas as palavras são utilizadas para pessoas que possuem grandes habilidades com computadores. No entanto, cada uma delas tem um sentido diferente, já que o hacker age de maneira diferente do cracker e vice-versa.

Em relação à postura, o grande diferencial é que o hacker não utiliza nenhum método para agir de forma ilegal, enquanto o cracker é o criminoso virtual, que pratica roubos e disseminam vírus na internet. Sendo assim, na grande maioria das vezes, chama-se de hacker o que deveria ser chamado de cracker.

A diferenciação de conceitos, porém, é questionada até mesmo dentro da área de tecnologia. Muitos especialistas afirmam que o melhor seria chamar os hackers e crackers conforme o que fazem, designando-os por Black Hat (chapéu preto), White Hat (chapéu branco) e Gray Hat (chapéu cinza).

Quem é White Hat tem por objetivo a segurança digital e costumam usar as suas habilidades somente para o bem, de forma totalmente ética.

O Black Hat, por sua vez, é o criminoso virtual, que modificam programas e arquivos para conseguirem roubar dados e informações pessoais e acessarem sites de forma maliciosa.

Já quem é chamado de Gray Hat é uma pessoa que costuma agir como um White Hat, mas não é tão ético e acaba gerando dúvidas quanto a suas intenções.

Devido ao conhecimento comum e à falta de consenso entre os próprios profissionais da tecnologia, é normal que o termo hacker e cracker continuem sendo utilizados de forma negativa. Mas é importante saber que nem todo indivíduo com as habilidades age de forma mal intencionada.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás