Categorias: Cibersegurança

Como saber qual é a velocidade da sua internet

As prestadoras de serviços de internet ganharam um novo estímulo para melhorar. O Google começou a analisar a qualidade do streaming oferecido pelas provedoras de banda larga e empresas de conteúdo. Um dos objetivos é deixar claro que os principais culpados pelas lentas velocidades são as próprias companhias. Outros sites já faziam um serviço parecido (veja a lista abaixo), mas o Google vai fazer de uma forma um pouco diferente, direcionando os testes em vídeos.

O link para o site aparece quando vídeos mostram lento carregamento no YouTube. O serviço foi lançado sem muito barulho em maio, mas recentemente atraiu uma grande atenção.

Um dos recados do site diz que “há muitos fatores que influenciam a qualidade do streaming de vídeo, incluindo sua escolha do Provedor de Serviços de Internet (ISP, na sigla em inglês). Saiba como seu ISP performa e entenda suas opções".

A classificação acontece com base em quão rapidamente bilhões de horas de vídeos do YouTube assistidos todo mês são carregados em 30 dias. O resultado é divido por provedora e local para determinar a qualidade de desempenho que os espectadores obtêm em 90% do tempo.

O site serve especialmente clientes que querem ver o vídeo em alta definição. Ele mostra a melhor forma de fazê-lo, de acordo com a empresa, que afirma estar “apenas fornecendo informações, e não tentando dizer às pessoas para mudar seu comportamento ou fazer qualquer coisa diferente".

Os clientes podem comparar o desempenho de vários prestadores de serviços de internet em sua localidade através do site.

Sites que testam a velocidade da sua internet

Speedtest.net – É um dos mais conceituados da rede. Ele mostra um mapa com vários servidores espalhados pelo mundo. O usuário só precisa selecionar um deles e o serviço simula o envio e o recebimento de um pacote de dados a partir do ponto de origem. No fim, um relatório completo é mostrado.

CNET Bandwidth Meter – Esse site faz testes online de velocidade de conexões discada (Dialup), Modem, LAN, ADSL e Cabo (Banda Larga), sem fio (Wireless) e satélite.

InternetFrog – Por meio de um gráfico, o site apresenta tanto a velocidade de download (recebimento) como de upload (envio).

RJNET – Velocímetro – Um dos melhores medidores nacionais. Os servidores localizados no Brasil mostram como está sua conexão, seja ela ADSL, Cabo, Banda Larga ou conexão discada.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

O que é XDR? Tecnologia é a mais eficiente na guerra contra a ciberpandemia

A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás