Já parou para pensar o quanto o e-mail é versátil? Para começar, ele é um dos principais meios de comunicação digital e qualquer pessoa pode criar uma conta pessoal gratuitamente. Além disso, o e-mail é a principal forma de acesso utilizada por sites e apps na internet.
Redes sociais como o Facebook e Instagram, sites de compras e até a Google Play, por exemplo, solicitam o e-mail para criar logins e cadastrar seus usuários. Por essa razão, ele se tornou tão popular entre as pessoas e, também, entre os hackers.
Casos de envolvendo e-mail hackeado são mais comuns do que você imagina. Frank Vieira, especialista em segurança do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, explica que o phishing é a prática mais usada para hackear uma conta de e-mail. De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, produzido pelo dfndr lab, Phishing de e-mail foi a quarta categoria de golpe mais detectada no terceiro trimestre de 2018, com mais de 2,1 milhões de registros.
“Phishing são páginas falsas que induzem o usuário a fornecer dados sigilosos. Nesse caso específico, se o cibercriminoso estiver interessado em roubar contas de um provedor de e-mail como Gmail e Hotmail, por exemplo, ele criará um phishing idêntico ao servidor original para enganar vítima” esclarece Vieira.
De modo geral, esses phishings são campanhas falsas, contendo mensagens promocionais enganosas, que visam roubar credenciais de acesso, como logins e senhas das vítimas. “Para atacar, os hackers fazem o envio em massa dessas campanhas por meio de e-mail e SMS, com o intuito de atingir o maior número de usuários”, relata o especialista.
O e-mail é a “porta de entrada” para outros serviços na internet. Assim, caso a conta seja hackeada, o cibercriminoso conseguirá alterar a senha de praticamente todo serviço logado ao e-mail do usuário. Além disso, é comum que os hackers se aproveitem do acesso ao e-mail da vítima para se passar por ela e espalhar outros ciberataques a sua lista de contatos.
“Como os usuários costumam vincular o próprio celular à conta de e-mail, em caso de invasão, o criminoso poderá ter acesso a localização, fotos e arquivos confidenciais da pessoa”, completa Vieira.
Leia mais: Como compartilhar fotos íntimas com segurança
Se você já se perguntou “como saber se meu e-mail hackeado”, ficará feliz em saber que existem alguns sinais que podem indicar que sua conta foi comprometida:
Atualmente, quase todos os provedores de e-mail dispõem de histórico de login. Com ele, é possível monitorar se a sua conta está sendo acessada de um dispositivo desconhecido.
Verifique se a sua caixa de entrada e SPAM do e-mail contém mensagens que confirmem alterações de senhas ou registros em sites e apps que você não fez.
Veja o registro das últimas mensagens enviadas da sua conta e confira se há e-mails que não foram escritos por você.
É possível verificar se dados pessoais como e-mail, senhas ou histórico de conversas já foram expostos na internet. O dfndr security, aplicativo de segurança, conta com a função Alerta de Roubo de Dados, que te informa se uma informação sigilosa vazou, quando aconteceu e como foi divulgada. O resultado é dado a partir de uma pesquisa completa feita no seu endereço de e-mail.
O dfndr security dispõe de mais de 20 ferramentas gratuitas de segurança, privacidade e performance. Há, ainda, a versão premium, que reúne mais 5 recursos exclusivos, como o Alerta de Roubo de Dados.
Para experimentar o dfndr security premium, é só tocar aqui.
Leia mais: O dfndr security premium é bom?
Percebeu algum comportamento estranho na sua conta de e-mail? Frank Vieira recomenda algumas ações que você deve seguir:
Toque aqui para baixar o dfndr security
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…