Categorias: Desempenho

10 dicas para organizar e gerenciar seus arquivos na área de trabalho

É incrível a rapidez com que documentos, fotos, programas e outros arquivos digitais aparecem e enchem a sua área de trabalho, bem como a sua paciência. Basta algumas semanas depois de comprar um novo computador ou formatar o velho, para ícones surgirem como cogumelos, e você simplesmente não consegue encontrar o arquivo importante que você baixou.

Isso pode mudar. Com apenas algumas orientações e uma hora de manutenção mensal, você pode ter um ambiente de trabalho limpo e um sistema de arquivo digital organizado. Veja como:

Em primeiro lugar, você precisa desenvolver e manter alguns princípios básicos de gerenciamento de arquivos. Estas são regras que você deve sempre seguir e fazer regularmente. Sugerimos cinco.

1) Mantenha todos os seus arquivos salvos na pasta chamada Documentos, que vem instalada em seu computador. Mantenha todas as fotos e gráficos na pasta chamada Imagens, todas as músicas na pasta chamada Música, e assim por diante.

2) Não mantenha quaisquer arquivos individuais em seu Desktop. Isso o mantém livre da desordem e torna mais fácil encontrar programas.

3) O seu computador também vem com uma pasta chamada Downloads, que é o local padrão para cada item que você baixa da internet. Não altere esta pasta padrão. Dessa forma, você vai evitar navegar em seu computador tentando lembrar onde você colocou o e-book que baixou semana passada.

4) Escolha um dia no mês, por exemplo todo o dia 15, para fazer um scanner completo com o PSafe Total em busca de vírus e outros malwares.

5) No mesmo dia, apague os arquivos antigos do seu sistema e mova os arquivos que não são mais atuais para um armazenamento de longo prazo. Este é também um bom momento para mover os arquivos baixados da pasta Downloads para uma pasta de assunto apropriado. Aproveite para excluir os arquivos temporários em downloads que você não precisa.

Depois de ter seus arquivos de gerenciamento no lugar, crie um sistema de organização para suas pastas e subpastas:

6) Sugerimos três grandes categorias de pastas na pasta Documentos: Ativo, Inativo e Arquivo. Dentro dessas pastas, crie subpastas para cada um dos principais tipos de atividades ou áreas que você usa regularmente. Por exemplo, uma empresa de consultoria pode ter uma subpasta ativa chamada Clientes e dentro dessa subpastas adicionais, um para cada cliente individual. Um estudante pode ter uma subpasta ativa chamada Cursos e dentro dessa subpastas adicionais, um para cada curso individual.

7) Quando uma subpasta Ativa torna-se Inativa, quando, por exemplo, um aluno termina um curso universitário, ela deve ser transferida da pasta Ativa para a pasta Inativa. Depois de um ano mais ou menos, quando o aluno está razoavelmente certo de que não vai mais precisar de acesso imediato a essa pasta de curso inativo, ela pode ser movida para uma pasta de arquivo.

8) Pastas de arquivo podem permanecer no disco rígido interno do seu computador, se ele tem um amplo espaço. Pode ser preferível, no entanto, manter pastas de arquivo na nuvem, usando um serviço como o Dropbox ou Google Drive. Dessa forma, eles são acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador e eles estão a salvo de eliminação acidental. Periodicamente execute uma varredura nesta pasta com o PSafe, só para ter certeza de que eles não foram danificados.

Sugerimos também que você crie um sistema de nomenclatura consistente para seus arquivos de documentos:

9) Seja específico ao nomear arquivos. Incluir o tema, o nome do cliente, o curso ou similar, e a data. Não utilize espaços em nomes de arquivos; use o underline em seu lugar. Continuando com os exemplos acima, o nome de um arquivo deste blog pode ter esta aparência: <Orgarq_PSafe_5-15-14> Dessa forma, se você for procurar o arquivo, ele vai aparecer com o nome de assunto (Organizador de Arquivos), o nome do criador (PSafe) ou a data (5-15-14).

10) Ao armazenar subpastas, você pode querer rotulá-las com o tema e criador, mas não toda a data. Dependendo da quantidade de arquivos que você tem em cada categoria, você pode querer usar o ano apenas, como neste exemplo: <Stored_PSafeBlogFiles_2014>. Dentro dessa pasta estariam os arquivos individuais que estavam ativos no ano de 2014. Se você tem muitos arquivos, armazená-los por um ano é confuso, use esta mesma convenção de nomenclatura com o mês e o ano, como neste exemplo:  <Stored_PSafeBlogFiles_May2014>.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás