Categorias: Cibersegurança

Como mudar a senha do roteador pelo celular

Muitas pessoas lembram de proteger o Wi-Fi de casa, mas acabam se esquecendo do seu roteador. Você sabia que ele também pode ser hackeado? Sem a devida proteção, seu aparelho pode estar na mira de hackers neste exato momento! E o pior: ao hackear seu roteador, os cibercriminosos podem invadir outros aparelhos que estejam conectados à sua internet.

O que é um roteador

Roteador é o dispositivo que conecta a rede doméstica à internet. Ele é o responsável por encaminhar os pacotes de dados que recebe para todos os aparelhos e dispositivos conectados a ele, como TVs, celulares e laptops, e essa distribuição pode ocorrer por meio de cabos ou pela rede wireless (Wi-Fi).

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – explica que o roteador é como a porta de entrada da nossa casa, pois para acessar a rede de Wi-Fi, qualquer aparelho com acesso à internet precisa, antes de mais nada, se conectar ao roteador. Se o seu roteador estiver vulnerável e sem proteção, consequentemente todos os aparelhos conectados a ele também estarão.

“Ao invadir o roteador, o hacker passa a controlar o Wi-Fi da vítima. Ele pode atacar qualquer aparelho que se conecte à internet, passando a ter acesso aos dados confidenciais dos dispositivos, como fotos, documentos e dados bancários e pode, ainda, acompanhar em tempo real tudo o que o usuário faz na internet” completa Simoni.

Como mudar a senha do roteador pelo celular

Você sabia que o roteador tem senha e login diferentes e completamente independentes dos que você usa no Wi-Fi? Para garantir mais proteção ao seu roteador, o primeiro passo é realizar a alteração da sua senha. E dá para realizar essa troca pelo próprio celular. Vale lembrar que essa senha não deve ser compartilhada com ninguém e a instrução de troca varia de acordo com o modelo de cada roteador. Este passo a passo foi realizado no modelo TP-Link. Confira:

Leia mais: Aprenda a mudar a senha do seu Wi-Fi

1 – Para começar, é importante resetar o roteador para as configurações padrão de fábrica. Com o roteador ligado, localize o botão Reset na parte traseira do aparelho e pressione por alguns instantes, até que as luzes apaguem e acendam de novo.

2 – Após resetar o roteador, abra seu navegador de internet pelo celular, digite o número de IP (protocolo de internet) na barra de navegação e informe seu usuário e senha. O número de IP e dados de acesso são informados no manual de instruções do seu roteador ou em um adesivo colado embaixo do próprio aparelho.

3 – Ao logar, um painel de configurações vai aparecer na sua tela. Procure a opção system tools e, depois, selecione a opção password.

4 – Novamente, será solicitado o seu login utilizado no passo anterior. Nos campos seguintes, defina o seu nome nome de usuário e senha e pronto!

Para criar uma senha forte, Simoni recomenda que você dê preferências a senhas que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos e sinais, e que tenha, no mínimo, 8 caracteres.

Proteja sua internet

Existem algumas soluções no mercado que ajudam a aumentar a segurança da sua navegação. Uma delas é o serviço de VPN, que te permite navegar de forma anônima. O dfndr vpn, por exemplo, que deixa sua identidade, localização e IP invisível contra cibercriminosos em qualquer lugar do mundo. Você pode baixar o app clicando aqui.

PUBLICIDADE

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

O que é XDR? Tecnologia é a mais eficiente na guerra contra a ciberpandemia

A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás