Categorias: Cibersegurança

Como impedir que o seu PC vire um zumbi

Muitos são os crimes aplicados via internet, mas um que está chamando a atenção das empresas de segurança é o golpe que torna o PC de qualquer usuário em um computador zumbi.

Em outras palavras, hackers instalam um software malicioso no computador e, assim, conseguem ter acesso a todo o conteúdo do PC, além de também poderem acessar o computador de forma remota, controlando o equipamento. Daí o nome computador zumbi. Confira algumas dicas da PSafe sobre como evitar ser mais uma vítima deste golpe.

Como funciona

O objetivo dos hackers ao adotarem a estratégia dos computadores zumbis é poder cometer vários golpes virtuais sem se preocupar em serem descobertos pela polícia e órgãos internacionais. Afinal de conta, eles podem aplicar os golpes através de diferentes IPs, acessando remotamente computadores de usuários de qualquer lugar do mundo.

De maneira geral, o internauta não sabe que seu PC está sendo utilizado para este fim e que tem em sua mão um computador infectado por botnet (programa executado de forma autônoma e remota). Porém vários atos ilegais podem estar sendo realizados, como a distribuição de spams e de malwares na internet.

A título de curiosidade, os computadores zumbis foram utilizados recentemente no Brasil para tirar do ar alguns sites bancários. Como os hackers acessavam o mesmo site bancário ao mesmo tempo, a página não funcionava devido à grande quantidade de acessos. Já nos Estados Unidos, a Microsoft e o FBI desmontaram recentemente um esquema de computadores zumbis que contava com dois milhões de PCs.

Atos ilegais

Quando o computador está infectado e se torna um zumbi, vários atos ilegais e até mesmo crimes virtuais são aplicados. Entre eles está o spam, que acontece quando é feito o envio de e-mails e mensagens falsas para diversas pessoas. Outra prática comum é a fraude. Como o computador pode ser acessado remotamente, os hackers conseguem fazer o internauta clicar em anúncios, independentemente de o navegador estar aberto ou não. Esta estratégia é especialmente interessante para sites e blogs, já que eles ganham por cliques de publicidade.

O esquema de usar computadores zumbis para tirar sites do ar é o chamado Distributed Denial of Service (DDoS). É o caso que ocorreu com algumas páginas virtuais de bancos brasileiros. Outro crime que pode ser cometido pelos hackers é utilizar os computadores zumbis para gerar BitCoins mais rapidamente, permitindo aos cibercriminosos comprarem mercadorias legais e ilegal e até trocarem as BitCoins por dinheiro de verdade.

Vale a pena ainda reforçar que os hackers podem se aproveitar do acesso remoto ao PC para decifrar senhas e roubar dados pessoais, sem contar que o usuário também coloca suas informações em risco.

Como se proteger

As dicas de segurança da PSafe são valiosas em todos os momentos; por isso, é importante sempre lembrar que não se deve acessar sites desconhecidos, abrir links e anexos de e-mails que não são confiáveis e ainda utilizar programas que não são originais. Como a PSafe destaca, ter uma postura de segurança digital já evita 99% dos ataques de vírus, malwares, trojans, etc.

Além disso, ter um bom antivírus e um indicador de links seguros é importantíssimo para a sua segurança digital. A PSafe recomenda o antivírus PSafe Antivirus e o indicador de links seguros PSafe Busca Segura. Juntos, os dois programas vão bloquear o acesso de programas maliciosos, indicar os sites perigosos e limpar o seu PC de qualquer vírus ou ameaça.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás