A internet está cheia de grandes recursos com informação sobre cada tema imaginável. Por desgraça, também há muitos sites perigosos que podem fazer várias coisas indesejáveis a seu computador, incluindo plantar um vírus ou spyware que pode roubar sua informação pessoal e diminuir significativamente a velocidade do computador.
Felizmente, há vários fatores a considerar para poder distinguir sites perigosos:
Se você está navegando por um site em particular que acessou de um link de e-mail, você deve ficar muito atento. Inclusive se o correio eletrônico é de um amigo, há uma possibilidade de que sua conta tenha sido hackeada e um link perigoso pode ter sido enviado a todos seus contatos. Só clique no link se sua origem for segura. Nunca faça clique em um link de um remetente desconhecido.
Inclusive quando recebe um e-mail de uma fonte confiável, como seu banco, é importante ir ao site manualmente, escrevendo na barra de URL, ao invés de clicar em um link para chegar nele diretamente. Há muitos sites fraudulentos, acessíveis através de links como estes, que reproduzem sites reais com a finalidade de roubar a sua informação pessoal.
Os estelionatários usam serviços de encurtamento de enlaces como Bit.ly para condensar URLs em uma versão menor. Isto faz com que o link seja mais atrativo para clicar, mas na realidade os links cortados são uma ameaça maior. Só em caso de o enlace cortado provir de uma fonte confiável – como um blog popular que siga no Twitter – clique nele.
O perigo de links curtos é especialmente proeminente no Twitter, onde proliferam links de sites perigosos devido à facilidade que têm os hackers de evadir as ferramentas anti-Spam dos serviços de encurtamento da Web. "Todo o modelo de confiança para clicar em uma URL está completamente quebrado", diz Matt Sergeant, um técnico em anti-Spam no Message Labs. "Não se pode confiar em nenhum URL no [Twitter]".
Os navegadores modernos têm funções integradas que vão notificar se você fizer clique num site que não seja seguro. Essa função é destaque do PSafe Internet. Tipicamente, o navegador mostrará uma mensagem de advertência antes de entrar no site, assim você pode sair imediatamente se desejar. Se alguma vez vir esta mensagem, saia do site como recomenda o navegador.
Navegadores populares como Firefox e Chrome são úteis ao oferecer esta função, mas não oferecem os benefícios de segurança de uma suíte de segurança como PSafe Internet, que tem um bloqueador incorporado de anúncios e anti-phishing que ajudará a detectar um site perigoso antes de que entre nele.
Ser consciente das características de um site perigoso e utilizar um programa de segurança é um grande escudo para se defender contra sites perigosos.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…