Há uma ferramenta do Facebook que permite ao usuário baixar todas as informações sobre seu perfil, o que pode revelar detalhes surpreendentes.
Poucos sabem, mas a ferramenta existe desde 2010. O arquivo inclui postagens de mural, mensagens, fotos, vídeos e até “cutucadas”. Uma parte desses arquivos é utilizada pela rede social para construir perfis publicitários mais definidos. Por exemplo, se uma empresa quiser anunciar no Facebook para atrair o público-alvo mais jovem em uma determinada região do país, a rede social é capaz de “puxar” as informações certas e direcionar o anúncio no alvo exato.
Mesmo que o usuário tenha “curtido” uma página ou pesquisado um tema, é possível que ele seja ligado a um determinado produto. Isso porque a rede faz juízo de valor não só a partir das “curtidas”, nem do que é publicado, mas também de gostos que não estão diretamente ligados às publicações.
No caso de fotos, o Facebook utiliza as informações de marcação para alimentar o software chamado Deepface, de identificação de rostos. Outras fontes são os aplicativos de terceiros ligados à conta da rede social. Por exemplo, se uma pessoa usar um serviço de streaming conectado ao Facebook, a mídia assistida é utilizada para aprimorar seu perfil publicitário.
Para a jornalista Úrsula Neves, a experiência de visualizar seu perfil foi interessante. Ela teve a oportunidade de rever vídeos antigos de seu filho com poucos dias de vida e ainda identificou detalhes de sua navegação pelo Facebook como usuária desde 2011. “Os dados revelaram que sou uma pessoa que não adiciono qualquer um no meu perfil e até já exclui alguns. Como não gosto de jogos, costumo bloquear esse tipo de solicitação”, conta a jornalista.
O perfil de Úrsula Neves também revelou que ela tem interesse em viagens e livros, e que pretende trocar o aparelho de smartphone em breve. Um prato cheio para as empresas de tecnologia do setor.
Passo 1: No menu superior à direita, clique em Configurações. Na primeira página que aparecer, abaixo do campo Idioma, clique na opção Baixe uma cópia dos seus dados no Facebook;
Passo 2: Na página seguinte que aparecer, clique em Abrir meu arquivo. O Facebook vai solicitar sua senha e em seguida enviará um e-mail;
Passo 3: Você receberá um e-mail em inglês com um link com duração temporária. O link o levará a uma nova página do Facebook, que solicitará sua senha mais uma vez. Só então começará a baixar seu arquivo.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…