O celular se tornou um item indispensável no dia a dia do brasileiro. Criamos o hábito de depositar informações de boa parte da nossa vida em um único e pequeno aparelho e, uma vez que ele cai em mãos erradas, o prejuízo pode ser grande. Pensando nisso, Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – separou 5 dicas importantes para você aprender a aumentar a segurança do celular.
Proteger a tela de bloqueio do celular com o auxílio de uma senha é uma das medidas de segurança mais básicas e essenciais. Ao exigir uma senha de desbloqueio, você dificulta e até impede que terceiros tenham acesso aos seus dados sem a sua permissão.
Leia também: Veja qual o melhor tipo de senha para celular
A maioria dos modelos de celular disponibiliza a opção de bloquear a tela automaticamente depois de um determinado tempo sem uso. Esse tempo quem escolhe é o usuário, basta acessar as Configurações do aparelho.
Quanto menos tempo desbloqueado, melhor e mais seguro. Por isso, o ideal é escolher as opções Imediatamente ou após 1 minuto.
Assim, caso esqueça de apertar o botão que bloqueia a tela manualmente, o próprio celular fará isso por você de acordo com o tempo escolhido.
O processo de atualização do sistema influencia diretamente na segurança do celular, uma vez que as atualizações buscam implementar um software de segurança mais inteligente, que reforça a proteção, corrige falhas e fecha possíveis vulnerabilidades. Por isso, tenha sempre a última versão do sistema operacional instalada no seu aparelho.
Uma ótima forma de manter todos os seus dados seguros é ativando o rastreamento do dispositivo. Com essa função, caso você perca seu celular ou seja roubado, é possível saber para onde ele foi levado com a ajuda de um mapa. Além disso, você também tem a opção de apagar todos os seus dados à distância e deixar somente as configurações de fábrica.
Para ativar essa função nos aparelhos iOS, basta acessar os Ajustes, buscar pela opção iCloud e ativar Buscar iPhone e Última Localização.
Já nos modelos Android, uma opção é usar a função Antifurto do dfndr security. Para isso, abra o app, acesse o menu , toque em Configurações e selecione Antifurto. Aí é só ativar todas as funcionalidades de segurança e pronto!
Você pode baixar o dfndr security clicando aqui.
Com o backup do seu telefone em dia, você consegue acessar os seus dados, apps, fotos, vídeos e arquivos por meio de outro aparelho ou até mesmo de um computador. Assim, em caso de perda, roubo ou problema no celular, mesmo que você não consiga recuperar o aparelho, não há risco nenhum de você perder tudo e pode restaurar as configurações de fábrica sem problemas.
Veja aqui como fazer um backup de forma automática e segura.
PUBLICIDADE
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…