Categorias: Mercado

Saiba como Apple, Google e Facebook coletam seus dados

 

Muitos ainda acreditam que grandes empresas de tecnologia têm acesso aos seus dados somente com os famosos “cookies” de navegação. Grandes companhias registram seus dados de acesso e uso para vender publicidade e personalizar seus serviços para os seus clientes. Mas saiba que esse tipo de técnica tal mal vista pelos usuários não é a única utilizada para rastrear os passos do consumidor.

O Facebook mesmo utiliza um protocolo de acesso conhecido como SSO (Single Sign-On) que permite acessar a sua conta na rede social por meio de aplicações de terceiros.

No entanto, esse protocolo é capaz de reunir vários dados como a navegação do usuário, os hobbies, instituição e grau de ensino, localizações recentes e até a cor dos seus olhos ou cabelo. Essas informações são utilizadas pela ferramenta de publicidade da rede social com o objetivo de vender anúncios cada vez mais precisos e segmentados, capazes de não só atender grandes anunciantes, como até aquela boate ou pizzaria próxima da sua cassa.

O Google utiliza da mesma tecnologia, mas o seu poder de segmentação e de obtenção dos dados é ainda maior quando se trata de um aparelho Android. O Google utiliza as informações para vender e direcionar comerciais em sua rede de display, com banners e anúncios gráficos.

Já a Apple utiliza, primeiro, seu endereço de e-mail que é combinado com todos os aparelhos da empresa. Sua conta iCloud tem papel fundamental, principalmente, em aparelhos móveis como o iPhone. Assim, logo após a ativação de um aparelho, a Apple já tem sua localização, idade, endereço e dados do cartão de crédito (obtidos com o iTunes).

Lembrando que essas técnicas são limitadas e que as empresas vivem em pé de guerra com tribunais e governos ao redor do mundo para discutir até que ponto é ou não uma invasão de privacidade.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás