Se você costuma acessar muito a Internet é normal que, ao final do dia, tenha gerado dezenas de pacotes de dados contendo fragmentos de informações sobre sua vida.
Esses pacotes de dados contêm os endereços e conteúdos de sites que você visita, informações pessoais, como nomes de usuários e senhas, e a sua localização, caso utilize programas como Foursquare, ou até mesmo o seu próprio smartphone tenha feito isso sem você perceber.
Muitos pacotes de dados que atravessam o mundo virtual em seu nome são protegidos com criptografia quando deixam o ambiente do seu dispositivo móvel. Em alguns casos, porém, esses dados são deixados sem criptografia e se tornam vulneráveis.
Separamos algumas dicas para que você apague seus dados na internet para não deixar rastros para nenhum cybercriminoso.
Saiba quais são os aplicativos que têm permissão para transmitir a sua localização e aprenda a desativá-los, se não houver necessidade.
Ao utilizar as redes públicas de wi-fi gratuito, esteja sempre consciente de que alguém pode estar tendo acesso a seus dados. Evite entrar no Internet Banking ou enviar todos os detalhes do cartão de crédito enquanto estiver conectado a elas. O mais indicado é acessar esses serviços usando conexão de dados 3G ou 4G.
Certifique-se de que sua rede doméstica wi-fi é protegida com uma senha forte e segura para evitar escutas e também para que vizinhos não utilizem sua internet de graça.
Mantenha todos os seus dispositivos e aplicativos instalados em dia com as versões mais atualizadas.
Faça uma pesquisa sobre os sites que visita regularmente. Alguns suportam uma versão HTTPS (com "S" no final, pois é a versão mais segura do HTTP). Procure acessá-los dessa forma e atualizar seus bookmarks com os links seguros.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…