Um usuário publicou no endereço Androidforums.com estudo realizado por um professor da Carnegie Mellon e replicado pelos sites Vocativ e Gizmodo, mostrando que o aplicativo Clean Master reúne todas as informações sobre você, que tem o serviço instalado no Android, para depois vender propaganda.
Os apps mais perigosos seriam de um mesmo desenvolvedor, a empresa Cheetah Mobile, que desenvolve entre outros apps, o Clean Máster, CM Security, Battery Doctor, CM-Applock Security & Antivirus. A razão, o excessivo número de permissões que solicitam ao usuário, entre elas registros de chamadas, mensagens de texto, lista de contatos etc.
Análise do site Gizmodo aponta para o uso irregular de dados privados dos usuários dos aplicativos, que depois são negociados pela própria empresa desenvolvedora, a Cheetah Mobile, para distribuir propaganda segmentada.
Ou seja, a Cheetah Mobile oferece “privacidade”, mas utiliza seus dados coletados por permissões de uso dos apps para direcionar propaganda. Os desenvolvedores Android recomendam sua desinstalação: ou você aceita produzir dados e fazer parte do inventário mobile da empresa para receber propaganda ou não deve usar o aplicativo.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…