Categorias: Cibersegurança

Cinco dicas para proteger seu Android

No início de março, muitos usuários do Android notaram que seus telefones e tablets tiveram o tempo de bateria reduzido e ficavam superaquecidos. Esse episódio só reforçou o alerta para que usuários do sistema operacional Android sejam proativos na proteção de seus telefones e tablets.

Embora o Android seja o sistema operacional mais popular para smartphones, ele também é o maior alvo de ataque de malwares. De acordo com estudos recentes, a ameaça está piorando, pois a quantidade de malware destinados a celulares dobrou de 2012 para 2013.

A seguir, você confere cinco dicas de proteger o seu dispositivo contra os vírus:

1 – Pesquise os aplicativos antes de baixar:

Por meio de apps você tem a opção de incluir jogos, notícias e ferramentas úteis para seu smartphone. Mas antes de escolher um deles para o seu telefone, leia os seus comentários da loja de aplicativos para garantir a confiabilidade. Também é aconselhável que você só baixe aplicativos na Google Play Store, a loja oficial do sistema Android.

2 – Instale um aplicativo antivírus ou de segurança

Ter um bom antivírus no seu celular multiplica a proteção do aparelho. O PSafe Suite para Android oferece proteção e opções para otimização do seu celular. De acordo com uma pesquisa recente, os programas antivírus e antimalware, tiveram um índice superior a 90% na detecção de ameaças.

3 – Preste atenção às permissões de aplicativos

Quando for instalar um aplicativo, atente as permissões. Um aplicativo para papel de parede ou um despertador precisa acessar suas mensagens, contatos e configurações de rede. Portanto, se o aplicativo pedir isso, cancele a instalação.

4 – Lembre-se de atualizar o seu dispositivo

Eventualmente, o dispositivo irá solicitar que você atualize o seu sistema operacional. Apesar de demorar um pouco, atualizações trazem correções de falhas, melhorias e outros novos recursos que podem tornar o smartphone mais seguro.

5 – Bloqueie a tela com uma senha

O Android oferece muitas maneiras de garantir que ninguém mais consiga usar o seu celular. Na seção Configurações do dispositivo, acesse Segurança, depois Tela de bloqueio, o que permitirá que você defina um PIN ou senha para que o dispositivo só possa ser usado por aqueles que digitam essa informação. E mantenha poucas informações pessoais nele, como números de cartão de crédito. Dessa forma, mesmo se as suas medidas de segurança falharem, os hackers não terão acesso às informações mais importantes.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás