Cinco dicas para proteger seu Android
No início de março, muitos usuários do Android notaram que seus telefones e tablets tiveram o tempo de bateria reduzido e ficavam superaquecidos. Esse episódio só reforçou o alerta para que usuários do […]
No início de março, muitos usuários do Android notaram que seus telefones e tablets tiveram o tempo de bateria reduzido e ficavam superaquecidos. Esse episódio só reforçou o alerta para que usuários do sistema operacional Android sejam proativos na proteção de seus telefones e tablets.
Embora o Android seja o sistema operacional mais popular para smartphones, ele também é o maior alvo de ataque de malwares. De acordo com estudos recentes, a ameaça está piorando, pois a quantidade de malware destinados a celulares dobrou de 2012 para 2013.
A seguir, você confere cinco dicas de proteger o seu dispositivo contra os vírus:
1 – Pesquise os aplicativos antes de baixar:
Por meio de apps você tem a opção de incluir jogos, notícias e ferramentas úteis para seu smartphone. Mas antes de escolher um deles para o seu telefone, leia os seus comentários da loja de aplicativos para garantir a confiabilidade. Também é aconselhável que você só baixe aplicativos na Google Play Store, a loja oficial do sistema Android.
2 – Instale um aplicativo antivírus ou de segurança
Ter um bom antivírus no seu celular multiplica a proteção do aparelho. O PSafe Suite para Android oferece proteção e opções para otimização do seu celular. De acordo com uma pesquisa recente, os programas antivírus e antimalware, tiveram um índice superior a 90% na detecção de ameaças.
3 – Preste atenção às permissões de aplicativos
Quando for instalar um aplicativo, atente as permissões. Um aplicativo para papel de parede ou um despertador precisa acessar suas mensagens, contatos e configurações de rede. Portanto, se o aplicativo pedir isso, cancele a instalação.
4 – Lembre-se de atualizar o seu dispositivo
Eventualmente, o dispositivo irá solicitar que você atualize o seu sistema operacional. Apesar de demorar um pouco, atualizações trazem correções de falhas, melhorias e outros novos recursos que podem tornar o smartphone mais seguro.
5 – Bloqueie a tela com uma senha
O Android oferece muitas maneiras de garantir que ninguém mais consiga usar o seu celular. Na seção Configurações do dispositivo, acesse Segurança, depois Tela de bloqueio, o que permitirá que você defina um PIN ou senha para que o dispositivo só possa ser usado por aqueles que digitam essa informação. E mantenha poucas informações pessoais nele, como números de cartão de crédito. Dessa forma, mesmo se as suas medidas de segurança falharem, os hackers não terão acesso às informações mais importantes.