Um dos principais alvos dos ladrões nas ruas das grandes cidades em todo o mundo são os smartphones. No entanto, essa onda de furtos pode estar com os dias contados. Google e Microsoft estão engajadas em seguir os passos da Apple e criar um “botão da morte”.
Os desenvolvedores do Android e do Windows Phone confirmaram que devem incluir, nas próximas versões de smartphones Nokia e Motorola, uma ferrramenta que inutiliza o smartphone após o roubo.
Na cidade de São Paulo, os telefones celulares se tornaram o principal alvo dos ladrões na última década. Em 2003, o dispositivo aparecia na terceira colocação, correspondendo a 20,7% dos roubos e furtos, atrás de dinheiro (66,7%) e documentos (32,3%).
No ano passado, os celulares se tornaram o primeiro colocado na lista, com (59,2%), deixando o dinheiro (38,3%) e documentos (19,9%) para trás. Nos Estados Unidos, um em cada três furtos envolve smartphones.
Desde outubro do ano passado, os dispositivos móveis da Apple tem o Activation Lock. Uma vez que o usuário esteja logado no iCloud, será requisitado login e senha para ativar o smartphone depois que ele foi reiniciado. Com isto, o dispositivo se tornará inativo.
A medida já deu resultados em cidades nos Estados Unidos. Os roubos de iPhone caíram 19% nos cinco primeiros meses do ano. Já o furto de aparelhos da Samsung aumentou mais de 40%. Em Londres a queda foi de 24% e em San Francisco, de 38%.
Ainda não se sabe como será o funcionamento do “botão da morte” em aparelhos Android e Windows Phone, mas provavelmente será semelhante ao do iOS. Google, Motorola, Microsoft, Nokia, Samsung e Apple assinaram, em abril, um termo de compromisso para melhorar os sistemas de proteção, localização e exclusão de conteúdo remoto de smartphones.
Para os usuários de Android, que ainda não contam com aparelhos com o valioso “botão da morte”, a dica é tentar deixar o aparelho mais seguro possível. Você pode baixar o PSafe Total para Android, que garante segurança, privacidade e velocidade para o celular. O app que já vem com antivírus, possui entre outras funcionalidades, o sistema antifurto, pela qual o usuário pode localizar o celular, receber alerta caso o chip seja trocado, bloquear o aparelho e até apagar os dados a distância, caso não consiga recuperá-los. Tudo isso via SMS.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…