Categorias: Cibersegurança

Carregador de celular pode ou não ter vírus?

Carregadores de celular funcionam como conversores de potência elétrica, permitindo a recarga da bateria do seu aparelho. Porém, como qualquer outro dispositivo, pode ser alterado com fim criminoso para distribuir malware.

Ao usar um carregador de celular conectado por USB a um computador ou unidade de memória infectado, esse pode ser usado para transferir malware do PC para o smartphone, já que ambos possuem dispositivos de armazenamento de memória, tornando o cabo do carregador uma espécie de ponte entre aparelhos.

Então, o correto é afirmar que o conector USB pode ser utilizado para infectar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e não o carregador em si.

O alerta reforça a vulnerabilidade de pontos de carregamento de celulares públicos, como os oferecidos em aeroportos, shoppings ou estabelecimentos comerciais. A questão é que estes locais normalmente possuem computadores centrais com unidades de memória ligadas aos carregadores e, por isso, podem oferecer riscos de infecção a smartphones e tablets. Ainda assim, em alguns casos, esses locais apenas disponibilizam carregadores comuns ligados às tomadas.

Outra possibilidade é que, ao perder ou danificar o carregador original, você compre um carregador pirata que já foi construído com objetivo de infectar dispositivos ou roubar dados, já que criminosos podem modificar estes aparelhos e introduzir unidades de memória nos carregadores, deixando-os preparados para agir em favor de grupos de hackers. Então, apenas os carregadores construídos com este propósito podem ser usados para espalhar vírus.

Por isso, é preciso ter cuidado ao generalizar. Não é totalmente inseguro usar pontos públicos para carregar seu celular, tampouco totalmente seguro. Esteja ciente de que, se os locais têm os carregadores unidos a uma central com unidade de memória por entrada USB, eles oferecem riscos de infecção por vírus, e caso o estabelecimento disponibilize um carregador padrão, com módulo completo, apenas emprestado, este dificilmente poderá ser usado para distribuir malware.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás