Categorias: Mercado

Nada mais de fotos clichês com a câmera Restricta

Com a facilidade de fotografar gerada pelas câmeras digitais, cresceu a quantidade de imagens iguais, tornando pontos turísticos em fotos comuns. Para acabar com isso, o designer Philip Schmitt criou a Restricta, que impede as fotos tradicionais em locais muito clicados.

Como funciona

A câmera se conecta ao celular que fornece o GPS e a internet para que ela identifique onde você está e busque fotos com a mesma geolocalização na web. Se houver muitas imagens na rede, ela retrai a lente e bloqueia o visor, impedindo que você caia no clichê.

Vale ressaltar que a máquina não consegue julgar a criatividade da foto. Ela só usa como critério, para permitir ou não a captura, a localização, impedindo cliques em locais públicos muito conhecidos.

Também conta com um recurso de aviso sonoro. Então, sempre que você estiver em lugar desses ouvirá um som parecido com o do detector de metais. Os ambientes que normalmente contam com uma infinidade de imagens na internet são museus, casas de show e pontos turísticos.

Como é feita

A Restricta é impressa via 3D e tem um controlador eletrônico para retrair a lente e um aplicativo de celular, desenvolvido com código aberto, que coordena o funcionamento do dispositivo.

A ideia do inventor é questionar a prática da fotografia atual. Por isso o GPS lê uma área de mais de mil metros quadrados. Ele espera fazer com que as pessoas reflitam sobre as fotos de hoje em dia e pensem em imagens mais criativas; voltar a fazer disso uma arte. Além disso, a câmera também pode ajudar instituições públicas e privadas ao impedir que sejam feitas fotos em locais não permitidos, como museus.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás