O erro foi nomeado de “Pileup” e ocorre durante as atualizações do sistema operacional.
No update do OS, diversos arquivos são removidos e reorganizados em outros locais, é neste momento que o “Pileup” pode alojar-se no smartphone abrindo o caminho para softwares maliciosos.
Assim, malwares conseguem acessar o celular disfarçados como arquivos de atualização. Esses vírus são capazes de modificar permissões, alterar configurações, desbloquear e até, compartilhar informações do usuário.
Um estudo completo e atualizado foi publicado pela universidade. O relatório afirma que o bug abre precedentes para que apps substituam os arquivos originais do Android. Essa programação é capaz de obrigar o proprietário do celular a reiniciar as configurações do aparelho com o objetivo de limpar o vírus.
A falha que afeta todas as versões do Android, seja ele puro ou não, ainda não dispõe de uma solução completa. O Google já se pronunciou sobre o estudo realizado pelos especialistas, afirmando que já estava ciente do problema, e que inclusive, já solucionou um dos seis bugs causadores do “Pileup”.
Enquanto os desenvolvedores trabalham em uma solução definitiva, especialistas em segurança recomendam que o dono de um celular Android tenha um antivírus atualizado em seu aparelho.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…