Categorias: Mercado

O que é bitcoin? Como usar a moeda digital com segurança?

Primeiro. O que é um Bitcoin?

Bitcoin é código virtual que pode ser convertido em valores reais. Trata-se de uma moeda digital cuja negociação se concentra na internet, sem a presença de intermediários ou uma autoridade financeira como o Banco Central. Toda a cotação da moeda, compra e venda ocorre de modo anônimo pela internet. Os Bitcoins se armazenam em uma carteira Bitcoin e administrados em seu computador pessoal, dispositivo móvel e através da Internet.

Quais são os maiores riscos do Bitcoin?

Recentemente, o Bitcoin sofreu uma série de ataques cibernéticos. A maioria provém de malware dirigido às carteiras Bitcoin armazenadas em computadores pessoais ou telefones móveis conectados à Internet. Muitos destes entram como atualizações de software e em seguida roubam informações como o endereço e senha da carteira Bitcoin para roubar milhões de reais.

Incidentes com malware estão aumentando. Em fevereiro de 2014, Dell SecurityWorks registrou 146 diferentes vírus que visam Bitcoins. O problema é que, diferente de um banco, quando um ladrão rouba seu Bitcoin, você não tem seguro e não vai conseguir recuperar esse valor.

Como posso estar seguro?

1) Ter uma carteira sem conexão (offline):

Pense em guardar seu Bitcoins do mesmo modo que guardas seu dinheiro vivo. Evite guardar seus Bitcoins em uma única carteira on-line. Pelo contrário, mantenha alguns Bitcoins para transações de rotina em uma carteira on-line e o resto numa pasta segura, offline.

2) Use um HD externo:

Uma forma fácil de manter uma carteira sem conexão é utilizar um disco externo, como um USB ou um computador que não está conectado com a internet

3) Crie senhas Seguras:

Sempre use senhas seguras com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Escolha uma senha que seja diferente da que você utiliza para o Gmail, Google ou Facebook, já que estas podem ser roubadas por um programa espião.

4) Configure a autenticação de dois fatores:

tenha certeza de utilizar a autenticação de dois fatores (senha + outra verificação, como um código enviado mediante mensagem de texto) para todos os Bitcoins que se armazenam em uma carteira on-line.

5) Encriptar tudo:

Encriptar sempre, tanto a carteira on-line que utiliza em seu computador ou telefone móvel, quanto a carteira sem conexão, que tem em casa ou em um disco externo.

6) Proteja Seus Dispositivos:

Proteja seu computador ou telefone celular com um software antivírus como PSafe Total. Os malware são as maiores ameaças a seu Bitcoins. Evita que os hackers acessem a suas carteiras online e offline com uma forte proteção antivírus.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás