É provável que tenha ouvido falar do Bitcoin. Talvez você acompanhou seu sucesso por meio da mídia especializada ou até, tenha o usado. Qualquer uma que seja sua experiência com o Bitcoin, a novidade desta moeda digital faz entender que seus riscos e recompensas são intrigantes.
Isso parece complicado, mas na realidade, é relativamente simples. Bitcoins podem ser comprados e vendidos nas bolsas de moeda com qualquer moeda existente. Assim como já funciona com o dólar, euro, real e etc. Esse dinheiro virtual fica em um dispositivo denominado como carteira digital, que permite enviar e receber Bitcoins.
O que complica o Bitcoin e seu uso é o fato do pouco de existência das moedas virtuais – o que torna seu potencial grandes. Abaixo, listamos algumas das vantagens e desvantagens do uso do Bitcoin.
Posto que as transações vão de pessoa a pessoa eliminando o banco da transação, os custos associados com o Bitcoin são muito menores. A tarifa de transação média do Bitcoin é menos de 1% da transação, enquanto que as tarifas podem variar de 2-9% para as moedas convencionais.
Diferente das moedas convencionais que mudam de acordo com o país, O Bitcoin pode ser utilizado em todos os países. É, essencialmente, uma moeda global. Isto lhe economizará dinheiro em tarifas de conversão e promete eliminar as fronteiras comerciais.
Os governos não podem embargar Bitcoins da forma que podem embargar moedas convencionais. Já que sua riqueza não pode ser congelada, Bitcoin lhe dá a liberdade de fazer o que quiser com seu dinheiro.·.
O poder aquisitivo do Bitcoin é volátil desde a introdução da moeda virtual, com valores que vão por abaixo de $1 ate mais de $1100. A diferença das moedas convencionais, que são armazéns estáveis de valor, o valor do Bitcoin não está garantido. O porta-voz da Fundação Bitcoin Jinyoung Englund previne, “estivemos dizendo todo o tempo que os investidores não deveriam investir mais no Bitcoin do que estão dispostos a perder.”
As normas não se aplicam ao Bitcoin porque não é uma moeda oficial e já que as moedas virtuais são relativamente novas, os governos ainda não emitiram regulamentos. Isto significa que não há nenhuma proteção para cobrir suas perdas. Fraude e golpes piramidais são frequentes, já que cada vez mais, os golpistas se aproveitam da falta de proteções legais que rodeiam o uso da moeda virtual. A Autoridade Bancária Européia advertiu aos consumidores destes riscos.
As carteiras digitais podem ser hackeadas e seu Bitcoins podem ser roubados. Em fevereiro de 2014, o então maior intercâmbio do Bitcoin anunciou que mais de 450 milhões de dólares no Bitcoins estavam faltando e que foram, presumivelmente, roubados. Sem regulações e proteções, é quase impossível recuperar Bitcoins roubados.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…