Categorias: Cibersegurança

Backup dos seus dados: O que é e por que você precisa fazê-lo

Há uma velha piada entre o pessoal de TI que diz que há apenas dois tipos de unidades de disco rígido: as que falharam e as que estão prestes a falhar. Embora isso possa parecer engraçado para algumas pessoas, é mais ou menos verdade, por isso é importante se proteger fazendo o backup dos seus dados regularmente.

As falhas de disco rígido são apenas uma das maneiras de perder dados preciosos. Vírus, worms, trojans e outros tipos de malware podem invadir seu computador via e-mail ou janelas pop-up e, em seguida, corromper seus dados ou até mesmo apagá-los por completo. Ainda que você seja capaz de recuperar alguns dados corrompidos, coisas inestimáveis, como fotos de família, serão perdidas para sempre. Impeça que estes programas destrutivos entrem em seu computador instalando um bom pacote de proteções, como o PSafe Total para PC ou o PSafe Total para Mac. Em seguida, faça o backup dos seus dados regularmente. Confira abaixo, dicas de como fazer seu backup de modo prático:

 

Tipos de backup

1) Backup local significa que você faz cópias de seus dados em um disco rígido independente, como um HD externo, DVDs. Estas mídias devem ser armazenadas fora do local em caso de incêndio ou algum outro desastre. A vantagem dos backups locais é que os seus dados nunca saem das suas mãos. As desvantagens são que as cópias podem ser perdidas ou danificadas. Além disso, se a mídia da cópia se tornar obsoleta, pode ser difícil encontrar um hardware no qual consiga acessar seus backups (por exemplo, zip drives e disquetes).

2) Backup na nuvem significa que os seus dados são copiados e armazenados em um servidor pertencente a uma empresa de serviços de tecnologia fora do local, tais como Google ou Dropbox. Este sistema tem várias vantagens: Você pode acessar seus dados on-line a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer hora. Você não precisa se preocupar em perder as unidades de backup. Além disso, você pode programar seus backups para ocorrerem regularmente, tais como todas as noites ou uma vez por semana. A desvantagem desta opção é que você geralmente precisa pagar uma taxa mensal para o provedor de nuvem.

O processo de backup

Depois de decidir qual a opção de backup, siga estes passos para proteger os seus dados:

1) Revise todos os seus arquivos para identificar quais necessitam de backup. Não deixe de conferir os registros financeiros, fotografias, documentos originais e os contatos armazenados no catálogo de endereços do seu computador.

2) Crie um calendário para backup. Se estiver usando a opção local, você terá que disciplinar-se a seguir o calendário. Se estiver usando a nuvem, haverá uma opção de agendamento integrada no software do seu provedor. Informações empresariais devem ser copiadas diariamente e as informações pessoais a cada semana ou duas.

3) Escaneie seu computador com  PSafe Total antes de fazer o backup de todos os arquivos. Isso garante que você irá salvar somente dados limpos e não copiar nenhum malware em sua mídia de backup.

4) Se você estiver fazendo backup localmente, o computador terá um programa de backup integrado em seu software de utilitários. Nos Macs ele é chamado de Time Machine. Em PCs com Windows ele é chamado de Backup e restauração. Execute o programa de backup e siga as instruções nos menus pop-up do seu computador. Se você estiver fazendo backup na nuvem, o seu provedor de nuvem terá um programa de backup integrado no software que você baixou. Abra o programa e siga as instruções na tela.

5) Assim que o seu computador indicar que o backup foi concluído, confirme se ele foi bem sucedido, executando a cópia e abrindo vários arquivos. Verifique os arquivos para ter certeza de que foram copiados corretamente.

Depois de passar algumas vezes pelo processo de backup, você descobrirá que ele se torna algo natural e leva pouco tempo. Seus dados estarão seguros e você poderá ficar tranquilo sabendo que está protegido.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás