Atualização faz Google Maps ficar mais parecido com o Waze
Nova versão do aplicativo estende ao iPhone recursos que já estavam disponíveis para Android e que o tornam mais parecido com o Waze.
Foi lançada esta semana, para a alegria da comunidade de usuários iOS, uma atualização do Google Maps que estende ao iPhone e ao iPad uma série de vantagens que o aplicativo de mapas e navegação já oferecia desde maio no Android.
As maiores novidades são os alertas de voz sobre áreas de tráfego intenso e acidentes na rota. Além disso, assim que monta o itinerário da viagem, que já considera a opção mais rápida, o aplicativo mostra um resumo do trânsito que você vai encontrar — tudo evitando ao máximo que você precise tirar as mãos do volante.
Less. Traffic. New #GoogleMaps traffic alerts now helps iPhone users find the best route. pic.twitter.com/iq8myaIofH
— Google Maps (@googlemaps) November 5, 2015
Maps e Waze: irmãos ou concorrentes?
Quando encontrar algum imprevisto pelo caminho, a nova versão do Google Maps vai oferecer uma previsão do atraso na rota e as alternativas possíveis para recalcular o trajeto, o que faz dele um aplicativo cada vez mais parecido com o Waze, que desde 2013 também pertence ao Google.
Apesar de terem funcionalidades parecidas, Maps e Waze atendem a necessidades diferentes. O primeiro é uma solução mais completa, que serve a pedestres, ciclistas, usuários do transporte público e pessoas buscando informações sobre estabelecimentos e pontos turísticos, por exemplo.
Já o Waze é um aplicativo exclusivamente destinado a motoristas e seu maior diferencial é o fato de ser colaborativo: quem trafega pelas áreas cobertas pelo app pode reportar acidentes, radares e a presença da polícia em pontos específicos, por exemplo.