Atualizar o Android vai muito além de melhorar o desempenho do seu celular. O processo de atualização do sistema influencia diretamente na segurança do seu aparelho. Mas por quê?
Os especialistas do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – explicam!
Diariamente novos códigos e tecnologias são desenvolvidos por hackers para conseguir invadir celulares e roubar dados sigilosos dos usuários. Por isso, as atualizações em geral, buscam implementar um software de segurança mais inteligente, que reforça a proteção, corrige falhas e fecha possíveis vulnerabilidades no sistema.
Leia também: Personalize a segurança do seu celular usando um único aplicativo
Como atualizar o Android de forma segura pelo próprio celular
Apesar de ser um processo simples, é muito comum que a maioria das pessoas ignore o aviso automático de atualização. Seguindo o passo a passo abaixo, você poderá atualizar o Android manualmente a qualquer momento com total segurança.
O primeiro passo é identificar a versão atual do seu Android. Para isso, acesse as Configurações e selecione Sobre telefone.
Em alguns celulares a versão aparece na primeira tela, já em outros é necessário selecionar Informações de software.
Na tela de Configurações, procure por Atualização de Software.
Caso não encontre, selecione novamente Sobre telefone e procure por Atualização do sistema.
Outra forma de atualizar o Android, é acessar o site da marca do seu celular. Cada uma delas disponibiliza um software responsável por atualizar os dispositivos móveis.
Após identificar a existência de uma atualização, baixe e instale o aplicativo disponível no site do fabricante. Em seguida, conecte o aparelho ao computador através do seu cabo USB e abra o aplicativo instalado. Como este próximo passo é diferente em cada programa, procure nos menus ou ícones alguma referência sobre a atualização da versão disponível. Ao encontrá-la, confirme a atualização e aguarde o término do procedimento.
A equipe do dfndr lab garante que essas são as formas mais seguras de atualizar o Android. Outras atualizações alternativas não oficiais que envolvem o procedimento de root não são indicadas, pois podem comprometer o funcionamento do celular, fazendo com que ele superaqueça frequentemente, desligue sozinho e não ligue mais.
Além disso, caso o seu telefone ainda esteja no período de garantia, você pode perder esse benefício por ter modificado as configurações originais do aparelho.
Dica do especialista:
O lançamento de novas versões de software do Android leva um tempo para chegar ao mercado. Por isso, Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, ressalta a importância de ter um antivírus – como dfndr security – instalado no celular para manter a segurança do seus dados e do seu aparelho em dia.
*Texto publicado originalmente em 11 de março de 2015.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…