Fila de banco para quê? A comodidade, facilidade de acesso e rapidez dos aplicativos de instituições financeiras caíram no gosto do brasileiro; tanto que se tornou o canal mais utilizado para operações bancárias, segundo a Febraban. Mas a questão é: usar um aplicativo de banco no celular é seguro?
De acordo com a equipe do dfndr lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, o sistema operacional do celular permite que a atividade dos aplicativos aconteça de forma isolada, assim um app não tem acesso aos dados do outro, o que dificulta a ação dos vírus. Além disso, para usar um aplicativo de banco especificamente, o correntista deve registar o seu celular em uma agência física.
Leia também: Novo golpe invade contas de banco e rouba dinheiro
Portanto, a arquitetura dos aplicativos somada aos mecanismos de segurança implementadas pelos bancos oferecem uma proteção importante ao usuário, tornando esse canal seguro sim. Mas, assim como a tecnologia adotada por esses apps evolui, a ação dos hackers também se desenvolve. Sem contar a insegurança da conexão e incidentes como perda e roubo do celular. Daí a importância de adotar medidas extras – e essenciais – para aumentar sua segurança ao usar a versão para smartphone do seu banco. Veja as recomendações dos especialistas do dfndr lab.
Usar o aplicativo oficial do banco é mais seguro do que acessar a conta pelo navegador, tanto no celular quanto no computador, já que os recursos para atacar sites são muito mais comuns. E, como dito acima, a arquitetura de aplicativos por si só já dificulta a ação de vírus e hackers.
Ter uma conexão segura com a internet é essencial para acessar seu banco pelo celular. Redes Wi-Fi públicas/desconhecidas, como as do shopping, rodoviária ou restaurantes, são muito mais vulneráveis ao ataque de hackers. Dê preferência ao 3G e 4G quando usar seu app.
Dê preferência para um antivírus de alto nível de eficácia capaz de impedir ataques de hackers e outros intrusos, como dfndr security – gratuito para Android – que conta com uma função exclusiva que faz verificações em tempo real dentro de aplicativos de mensagem, como WhatsApp, e envia alertas ao usuário sobre o nível de segurança de um link recebido dentro do próprio app.
Leia também: Como deixar seu celular protegido de hackers
Sem o bloqueio de tela qualquer pessoa que pegue seu telefone pode abrir o app do banco e ver, se este não foi fechado corretamente, diversas informações, como seu saldo e últimas transações bancárias.
Pode parecer prático tirar uma foto do cartão ou anotar o código de acesso no bloco de notas, mas é muito perigoso. Imagine se você é furtado ou algum hacker invade o seu celular? Todas as suas informações ficam acessíveis! Se você precisar de um lembrete, anote em um app de Cofre, com senha.
Falhas de segurança são um prato cheio para hackers, que adoram explorar as deficiências das versões antigas do seus apps. Manter os aplicativos, assim como o sistema Android, atualizado garante as correções dessas falhas de segurança e evita que intrusos ataquem seu telefone.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…