Os usuários do celular com Android já sabem que, após algum tempo de uso, a performance dele não é mais a mesma. O aparelho começa a ficar mais lento. Os aplicativos, fotos e vídeos podem demorar mais para carregar e o celular passa gastar mais tempo em operações simples, como a de iniciar uma chamada ou abrir o aplicativo de SMS.
O motivo disso é que o sistema do celular é parecido com um computador. Quando o smartphone é novo, ele está limpo, sem dados e aplicações que acumulam ao longo do seu uso. Esse acúmulo de dados pode começar a pesar no sistema. Sem contar que alguns aplicativos, como papéis de parede animados ou widgets, utilizam muita energia sem acrescentar valor funcional ao seu telefone.
Desabilitar este tipo de aplicativos de estilo pode liberar espaço sem interromper o seu uso regular. Veja a seguir, o que mais consome seu sistema.
Aplicativos de streaming de vídeos como o YouTube requerem um bom espaço na memória do celular (uma rede social de vídeos pode ocupar até 66MB), absorvem enormes quantidades de dados e aceleram o consumo da bateria. Até 10-15 minutos de filme por dia pode gastar rapidamente um plano de dados mensal de 1GB.
Os vídeos de alta definição são ainda piores, pois exigem ainda mais do seu aparelho. O conteúdo audiovisual de boa qualidade implica em um consumo aproximado de 5MB por minuto. Isso significa que navegar por 10 minutos numa plataforma de vídeos resulta em um gasto de 50MB.
Serviços de música como o rádio e Spotify também consomem bateria e as músicas sincronizadas podem ocupar espaço na memória do celular.
Apesar de não afetar o desempenho do seu celular, a internet do seu telefone também pode sofrer com o peso desses apps. Usar um serviço de streaming uma hora por dia, consome, em média, 2GB de dados da sua internet por mês.
Preste atenção se o uso de aplicativos de redes sociais, como Facebook, Twitter e Vine que fazem o upload e proporcionam a visualização de fotos e vídeos. Cada upload requer vários MBs de dados. Com o tempo, estes MBs de somam e diminuem a velocidade do seu telefone.
Limitando o número de aplicativos de jogos em seu telefone, você irá economizar espaço, bateria e dados. Tome cuidado com jogos com gráficos 3D, ou aqueles que precisam de uma conexão de dados para funcionar: estes vão esgotar a bateria do seu telefone em pouco tempo.
Usando a opção de vídeo para conversar ou outras redes sociais, o desempenho do seu telefone irá cair. Limite a quantidade de tempo que você gasta conversando com vídeo e dê preferência a conversas com voz ou texto.
Para controlar o espaço no Android, você pode utilizar um aplicativo e gerenciador de bateria como o dfndr security. Com ele, você pode limpar o seu dispositivo, ajudando a liberar espaço e tirando o máximo de proveito do seu telefone celular.
Outra opção do dfndr security é o modo de verificação completa do dispositivo, ideal para otimizar todo o seu funcionamento com apenas um toque no monitor. Também é possível contar com uma função de monitoramento de dados, para gerenciar o volume de gastos em seu plano.
Você verá que, com apenas alguns ajustes, o telefone ficará mais rápido em pouco tempo e você vai aproveitar muito mais sua internet. Faça o teste!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…