Acessar Orkut antigo? Cuidado, é um golpe!
Descubra como não cair nessa armadilha
Um novo golpe começou a circular pela internet nos últimos dias. As vítimas da vez foram atraídas com uma falsa promessa: acessar o Orkut.
Apesar da rede social ter sido encerrada há mais de três anos pelo Google e não ter nenhuma previsão de voltar ao ar, muita gente está caindo na armadilha. O time de segurança do aplicativo DFNDR comprova isso com o registro de mais de 500 mil acessos ao site falso criado pelo hacker.
Como se proteger do golpe
Segundo os especialistas em segurança, a melhor forma de se proteger desse golpe é com a ativação do Bloqueio de Hackers no DFNDR. Sempre que você clicar em algum link desconhecido, a ferramenta faz automaticamente uma varredura no site para ter certeza que não existe risco. Caso a página seja falsa ou maliciosa, ele bloqueia e avisa você.
Para saber se o Bloqueio de Hackers está ativo no seu celular, toque no botão abaixo e realize uma verificação rápida de vírus com o DFNDR. O app avisa, ao final, caso você ainda não tenha a proteção.
Esta é a mensagem que aparece caso a proteção esteja inativa:
Entenda como o golpe funciona
A pessoa recebe uma mensagem contendo o link malicioso.
Enquanto isso, o hacker envia notificações que mostram supostas pessoas que conseguiram acessar seus perfis.
Respondidas as perguntas, o último passo é compartilhar a falsa novidade com outros 10 amigos ou grupos no WhatsApp. Só assim será possível acessar o Orkut.
E para convencer a vítima, o cybercriminoso ainda coloca comentários falsos para provar que o truque realmente funciona.
Por fim, após finalizar os compartilhamentos, as vítimas são redirecionadas para diferentes páginas:
– Serviço de SMS pago para roubar créditos ou aumentar a conta do seu celular
– Download de aplicativos falsos e maliciosos para infectar seu aparelho
– Um novo golpe para roubar informações pessoais
Não caia nessa! Fique atento e avise aos seus amigos.