É comum notarmos propagandas em páginas na internet, invadindo o link que acessamos, mesmo sem nossa autorização. Na maioria das vezes, o responsável por essas aparições indesejadas é o adware, um programa que executa, mostra ou baixa publicidade para o seu PC. Isso torna a sua máquina mais lenta e exposta a invasões. A palavra vem do inglês (AD = anúncio, software = programa).
O grande problema do adware é que, além de atrapalhar a navegação e prejudicar o desempenho do computador, ele promove um papel de espião. Muitos rastreiam o modo como usamos a web, mandam as informações para seus servidores, que por sua vez nos enviam propagandas.
Diversos desses programas assumem características de spyware, que são usados por hackers para variados fins maléficos. O principal deles é o roubo de informações confidenciais, como senhas de banco e furto de arquivos. As formas como eles trabalham são parecidas. Se um adware passa a usar dados da vítima com objetivos obscuros, então ele pode ser considerado um spyware.
Para piorar a situação, alguns ainda podem carregar outros vírus como rootkits, cavalos de Tróia, worms, entre outros.
Os adwares podem se instalar automaticamente e sem nossa permissão. A maioria vem oculta em programas que instalamos na máquina. Alguns são apenas executáveis incluídos na página da internet. Quando se instala um programa de origem desconhecida, principalmente os sharewares e os freewares, é comum que os adwares se instalem junto, de forma embutida, é a prática de coinstalação.
É comum que os adwares apareçam em programas de compartilhamento, como Ares, Emule, Kazaa-lite, etc. Tais redes trazem grandes riscos à sua privacidade.
Por isso, a melhor maneira de evitar o problema é jamais instalar um programa de origem desconhecida, ou os programas de compartilhamento. Mas, como muitos surgem de forma inesperada, é melhor se prevenir com um bom antivírus, mantendo-o sempre atualizado.
A partir deste mês, a Microsoft começou a agir contra o adware. Seus programas de segurança, como o Microsoft Security Essencial e o Microsoft Forefront, passarão a bloquear, por padrão, softwares que se instalam no PC e exibem anúncios sem a autorização dos usuários. A empresa criou também novas regras para os desenvolvedores que incluem propaganda em apps.
Os programas de segurança da Microsoft, atualmente, identificam adwares e alertam para o usuário, que decide o que deve fazer com aquele programa. Com a sua atualização, haverá um novo padrão para remover logo o conteúdo, visando aumentar sua segurança e evitando possíveis casos de espionagens.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…