Dipositivos da Apple sofrem onda de ataques de cibercriminosos
Cibercriminosos usam tipo de malware para atacar Iphones e Ipads. Usuários prejudicados foram identificados em três países.
Uma série de ataques ransomware direcionados à iPhones e iPads foi detectada no último fim de semana. A grande maioria dos usuários afetados são da Austrália, Reino Unido e Rússia. O ataque demonstra uma mensagem na tela, que travada, alerta ao usuário que o seu dispositivo foi hackeado e exige a quantia de US$ 100 que devem ser pagos pelo PayPal.
Segundo especialistas, é provável que o criminosos conseguiram acesso às credenciais de identificação da Apple, usando e-mails de phishing. Com esses dados de acesso da conta iCloud, o hacker consegue localizar o iPhone, ativar um sinal de furto e travar o aparelho remotamente ao redefinir a senha do mesmo.
Se você é proprietário de um dispositivo Apple, tome as seguintes atitudes para se proteger desse tipo de golpe:
• Quando criar sua Apple ID, use dois endereços de e-mail. Não se esqueça de criar um nome especial para a Apple ID diferente do seu endereço de e-mail.
• Criar perguntas e respostas secretas para recuperar seu ID. Também é útil definir uma senha ou PIN para bloquear a tela do seu dispositivo.
• Certifique-se de suas senhas são seguras. É melhor se a senha for longa e incluir uma mistura de símbolos, números e letras maiúsculas e minúsculas. Não use a mesma senha para outros serviços online.
• Lembre-se que os ataques de phishing podem acontecer. Nunca digite sua senha em uma página da web que aparenta ser suspeita.
Fui vítima do ataque, e agora. O que fazer?
• Em primeiro lugar, não pague o resgate. Essa atitude só vai incentivar a propagação desse tipo de golpe.
• Use o iForgot, um serviço oficial da Apple. Isso irá ajudá-lo a remover a senha e enviar-lhe uma nova de seus e-mails adicionais.
• Além disso, você pode contatar o serviço de suporte da Apple para uma consulta on-line e recuperar o acesso ao seu dispositivo manualmente.