Segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, do segundo para o terceiro trimestre de 2017, os ataques de malwares aumentaram 49%, enquanto o número de links maliciosos cresceu 43% no mesmo período. Em um cenário em que os telefones são alvos cada vez mais frequentes de hackers, os especialistas do dfndr lab indicam alguns cuidados importantes para manter o celular seguro e livre de problemas. Veja a seguir como blindar o seu telefone contra riscos e invasões.
O bloqueio da tela é a primeira barreira de proteção contra um intruso. Portanto, é melhor usá-lo. O seu aparelho permite escolher o método – padrão, PIN, impressão digital – conforme sua conveniência, basta ir até as Configurações e, depois, tocar em Segurança.
Tenha sempre a última versão do sistema operacional instalada em seu aparelho porque as atualizações do iOS ou Android contém revisões e ajustes de segurança importantes para o telefone.
Essas atualizações são automáticos, mas caso você queira conferi-las manualmente, vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização de sistema > Verificar atualizações.
Seus apps, principalmente de redes sociais, podem conter informações confidenciais, dados pessoais, como endereço e número de cartão do banco, além de fotos privadas. Mas você pode impedir o acesso de intrusos – e até de curiosos – usando senhas exclusivas. Para isso, escolha uma ferramenta de Cofre e adicione uma barreira a mais de proteção aos aplicativos.
O antivírus é capaz de detectar e excluir elementos maliciosos do celular. Use-o sempre que achar necessário. Para garantir total proteção das suas atividades on-line, dê preferência a um antivírus com as funções anti-phishing e anti-hacking, a exemplo do Bloqueio de Hackers, do aplicativo de segurança gratuito dfndr security. Essas funções são aquelas capazes de bloquear vírus e páginas falsas em tempo real, seja por apps de mensagem, SMS ou pelo navegador.
“Os hackers estão criando ataques cada vez mais realistas para enganar o maior número de pessoas”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab. Por isso, conte com a tecnologia para impedir até os golpes mais improváveis, como os que chegam por WhatsApp, armadilha já muito frequente entre criminosos. “Os ataques via WhatsApp e Messenger são muito usados por hackers porque são fáceis de espalhar, já que as vítimas precisam compartilhar o golpe, geralmente, com mais dez amigos”, completa Simoni.
Infelizmente, ninguém está livre de perder o celular ou ter o aparelho roubado. De acordo com a Anatel, somente neste ano, o Brasil bloqueou mais de 1,5 milhão de celulares por perda ou roubo. Daí a importância de se prevenir e instalar um app com a função de Antifurto, como a do dfndr security, no celular.
Esta ferramenta permite bloquear o acesso ao aparelho, acionar um alarme, buscar a localização a partir dos sinais de GPS e, em último caso, apagar todos os arquivos e apps que estão no celular. Tudo a distância.
Baixar apps de fontes desconhecidas no Android pode colocar seu celular em risco. Isso porque estes aplicativos não passaram pelos testes de segurança das lojas oficiais, como Google Play, e, portanto, têm maior risco de ser malicioso.
Não tenha dúvida! Os especialistas de segurança do dfndr lab recomendam: é sempre melhor fazer o download dos apps que deseja pela Google Play. Certifique-se também de ler as recomendações e procurar por informações sobre o app na internet.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…