O modelo de home office tornou-se essencial durante este período de pandemia do novo Coronavírus. Algumas empresas cogitam manter este modelo de trabalho mesmo com o retorno normal das atividades. Trabalhar remotamente traz vantagens, mas também desvantagens como, por exemplo, ataques de cibercriminosos que visam roubar dados sensíveis de empresas através de funcionários.
Somente em 2020, o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou mais de 3 bilhões de credenciais vazadas na Internet. Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica os riscos dos vazamentos: “estas credenciais, se utilizadas por pessoas mal-intencionadas, podem causar prejuízos incontáveis às empresas, que vão além do dano financeiro, podendo causar uma mancha irreparável na reputação da marca”.
Com a aprovação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – pelo Congresso Nacional, todas as empresas que não se adequem à nova Lei, estarão sujeitas a pagar multas, que podem chegar a R$ 50 milhões, e a ter inclusive a suspensão de suas atividades.
Proteção e adequação à LGPD em um clique: confira nosso kit
A prática de BYOD (Bring Your Own Device), traga seu próprio dispositivo em livre tradução, é uma tendência implementada por empresas de todo o mundo há algum tempo. Isso significa que os colaboradores utilizam seus aparelhos pessoais (celular, notebook, tablet) para realizarem suas tarefas no escritório. O grande perigo dessa prática é o uso de equipamentos sem nenhum tipo de proteção digital.
Com o home office esse dos dispositivos para fins pessoais e profissionais se tornou mais comum, agora não só os aparelhos são usados, como também a rede Wi-Fi residencial. De acordo com Simoni, estar conectado a uma rede sem fio desprotegida aumenta ainda mais as chances de golpes. “Muitos trabalhadores ainda utilizam o Wi-Fi sem uma senha ou com a senha de fábrica. Isso representa uma porta aberta para que hackers acessem e roubem dados pessoais ou informações confidenciais, vazem credenciais e senhas, alterem o configurações do roteador, apliquem golpes de phishing, entre outros perigos”, alerta o diretor.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…