Vira e mexe a gente se pergunta: será que dá pra ter privacidade usando o Facebook? A real é que dá, sim. Se você nunca vasculhou o menu de configurações, talvez nem saiba que ali existem opções que podem ser editadas para garantir que a sua navegação na rede seja mais segura, sem tanta invasão de privacidade. Vamos às dicas?
Toda vez que um anúncio é exibido no Facebook, ele faz uso de informações suas que são coletadas ao longo do tempo em que você está online. É como se ele registrasse os seus hábitos para saber o que tem mais apelo para você na hora de exibir uma propaganda. E dá certo.
Para proibir que a plataforma de anúncios do Facebook tenha acesso a essas informações, siga este caminho: Configurações > Anúncios > Anúncios com minhas ações sociais. Clique em Editar e desça até o botão de seleção. Se estiver em “Apenas meus amigos”, mude para “Ninguém”.
Seguindo a mesma lógica do que falamos ali em cima, o Facebook também rastreia o que você faz quando está fora da rede. O intuito, como antes, é entender o seu perfil para apresentar anúncios relevantes para você. Quer mudar isso? Siga a dica:
Na mesma tela da dica 1, localize a primera opção, “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”. Clique em Editar. Se o botão de seleção indicar Ativado, mude para Desativado.
Quantas vezes você não poupou tempo fazendo login num serviço ou app novo usando o seu perfil do Facebook? Você não precisa deixar de contar com essa praticidade, mas é bom, de vez em quando, revisar os apps que estão na lista.
Remova tudo o que não usa mais, principalmente o que for relacionado a testes e jogos online. Para chegar nessa tela, vá em Configurações > Aplicativos. Na aba “Conectados com o Facebook”, identifique os apps que quer remover da lista e clique no “X”. Um aviso vai aparecer na tela. Clique novamente em Remover.
Se você se preocupa muito com a sua privacidade, considere tirar seu perfil dos resultados de busca de mecanismos como o Google.
Para conseguir isso, vá em Configurações > Privacidade. Na aba “Quem pode me procurar”, encontre a última opção, “Você deseja que mecanismos de busca fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?”. Clique em Editar e desmarque a caixa “Permitir que mecanismos de busca fora do Facebook vinculem ao seu perfil”. Quando o aviso aparecer na tela, confirme Desativar.
Se os algoritmos do Facebook estiverem selecionando conteúdo de publicidade que não seja do seu agrado, basta que você clique na setinha à direita, no topo do anúncio, e selecione a opção Ocultar anúncio. Um aviso vai surgir na tela perguntando por que você tomou essa decisão. Basta escolher a opção que melhor represente as suas necessidades para mostrar ao Facebook o que você não quer ver.
E aí, você tem outras dicas do que fazer para garantir mais privacidade no Face? Compartilhe nos comentários!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…