5 dicas para curtir qualquer conexão Wi-Fi com o máximo de proteção
Tudo para navegar em segurança em redes públicas e garantir que o sinal do wi-fi de casa não seja roubado.
É tão fácil encontrar lugares que oferecem Wi-Fi, hoje, que fica difícil resistir à tentação de aproveitar ao menos alguns minutinhos de conexão. De bares e restaurantes a estações de metrô, praças e até latas de lixo ultramodernas (pena que só em Nova York), qualquer sinal disponível se transforma numa irrecusável oportunidade de se atualizar sem gastar os dados da operadora.
A questão é que nem todos os sinais são seguros e confiáveis. Então, para ajudar você a driblar a insegurança, nós preparamos um apanhado de dicas que vão tornar a sua navegação mais segura onde quer que você esteja. São elas:
1. Fuja das armadilhas que podem estar escondidas nas redes públicas
Se o Wi-Fi ao qual você vai se conectar não pede senha nem cadastro, tenha cuidado. Priorize redes públicas seguras, como o Safe WiFi, que atende às exigências do Marco Civil da Internet e protege as suas informações.
Lembre-se: roteadores mal configurados podem representar um risco para você e os seus arquivos. Quer saber mais sobre isso? É só ler este artigo que publicamos em abril.
2. Crie senhas realmente seguras e troque-as com regularidade
Pare de depender de senhas fáceis e que se repetem nos mais diversos serviços. Crie senhas fortes, quase indecifráveis, e esqueça qualquer referência a datas de aniversário, animais de estimação etc.
Faça combinações complexas para dificultar que qualquer bisbilhoteiro tente adivinhá-las e não espere por um alerta do seu banco. Estipule um prazo e renove todas as senhas importantes com regularidade.
3. Descubra se andam roubando o seu sinal
Notou a internet de casa lenta? Pense duas vezes antes de reclamar com a operadora, afinal, pode ser que algum vizinho espertinho esteja se aproveitando da vulnerabilidade da sua conexão.
Nós preparamos um passo-a-passo detalhado que vai ajudar você a determinar se algum dispositivo fantasma está conectado ao seu Wi-Fi. A partir daí, é fácil trocar a senha do roteador e acabar com a diversão do vizinho oportunista.
4. Se fizer compras, previna-se
Evite usar aplicativos de bancos ou fazer compras na internet quando estiver conectado a uma rede pública. Se for inevitável, opte pela navegação anônima.
Como hackers podem desviar o tráfego de conexões vulneráveis para as páginas de seu interesse, fique atento à barra de endereços do navegador. O site que você está acessando é mesmo aquele que desejava abrir?
Se estiver desconfiado e quiser garantir a sua segurança, quando digitar uma senha, seja no celular ou no computador, digite errado. Se estiver num site falso, que quer roubar seus dados, você não será notificado de que a senha é incorreta.
Quer mais dicas para fazer compras em segurança? Venha até aqui.
5. Conte com o Wifi Check, a nova função do PSafe Total
A última versão do PSafe Total foi lançada com uma nova função: Wifi Check. Ela permite saber a velocidade do Wi-Fi ao qual você está conectado e ainda indica se existem vulnerabilidades de segurança.
O teste indicou alguma ameaça? Desconecte o seu dispositivo!
Quais dicas você acrescentaria a esta lista? Não deixe de explorar os links que deixamos ao longo do texto. Eles levam a outros artigos cheios de informações que vão ajudar você a navegar em segurança.