Com frequência são realizadas pesquisas sobre a segurança e a privacidade tanto do Android quanto dos apps que rodam nele. Um estudo realizado pela equipe do CERT divulgou recentemente que 22 mil aplicativos são “inseguros”. O motivo é a falta de validação SSL. Ao mesmo tempo, outro relatório, pela NowSecure, mostrou que 48% dos apps têm, pelo menos, uma falha crítica de segurança ou de privacidade.
Veja também: Conheça os ataques que mais cresceram em 2014
O Secure Socket Layer (SSL) é um certificado que mostra que a comunicação entre o aparelho do usuário e o servidor do app é segura, além de confirmar que os dados trocados são criptografados. Ao realizar a conexão o servidor vai verificar se o certificado enviado é confiável, se é válido e se está relacionado com o app que o enviou. Só então irá liberar a troca de dados.
A falta desse protocolo cria uma brecha por onde criminosos podem entrar para roubar dados dos usuários. Uma vez com os dados em mãos é possível realizar compras sem o consentimento do usuário. Os apps que realizam microtransações são os mais vulneráveis, pois contam com dados do cartão de crédito.
Acesse a lista da pesquisa do CERT e veja todos os apps. Vale ressaltar que o Snapchat e o Kasperky Internet Security, que contam na lista, já resolveram o problema.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…